terça-feira, janeiro 13, 2009

Vale LER


Gostaria de compartilhar com vc um trecho do livro "O vendedor de sonhos: o chamado" de August Cury - Pag. 61


"_ Sem sonhos, os monstros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão. O objetivo fundamental dos sonhos nao é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo.

Uma jovem obesa, de cento e trinta quilos e um metro e oitenta de altura, ficou comovida com essas palavras. Sentia-se programada para ser rejeitada e infeliz. O fantasma do conformismo a dominava. Há anos tomava antidepressivos. Era pessimista e excessivamente critica consigo mesma. Sempre se diminuia perante outra mulheres. Constrangida, aproximou-se do vendedor de sonhos e teve a coragem de se abrir num tom de voz que só alguns de nós ouvimos:

__ Sou um poço de tristeza e solidão. Pode alguém nao atraente ser amado? Pode aguém nao cortejado ter a chance de encontrar um grande amor? __ Ela sonhava em ser beijada, abraçada, querida e admirada, mas sua reação indicava que provavelmente fora ridicularizada, rechaçada, chamada por apelidos que só se dariam a animais. Sua autoestima fora assassinada na infancia......


O mestre olhou nos olhos dela. Condoído, respondeu-lhe:"

__ É possivel encontrar um grande amor. Só nao se esqueço jamais que vc poderá ter o melhor parceiro ao seu lado, mas será infeliz se nao toiver um romance com a própria vida. Contudo, para alcançá-lo, terá de deixar de ser escrava dos padrões de beleza do sistema."


E é através do conformismo e desesperança que engordamos, atribuímos a comida valores imensuráveis, passam de aliemento pra fonte de outras questões que nao queremos encarar. Somos sim escravo da ditadura da beleza que nos escravisa dia a dia em cada revista estampada com corpos esculpidos pelo sofrimento. Creio que tudo há limite e pra cada um de nós ele é diferente. Depois da segunda gravidez Carolina Dieckman (sei lá se escreve assim) precisou eliminar 20 kg pra fazer a novela 3 irmas e num entrevista ela contava que passava fome. Desculpe sou adepta do equilibrio e me sinto mal qdo veja ela com aquele corpão e saber que ela passou fome, deixou de ser saudavel sabe ... perde a graça, o sentido, ela diferente de nós precisa daquela magresa pra mostrar aos outros e eu nao preciso disso, o que faço é pra mim e por mim. Diante de tudo isso me vem o questionamento: Será que realmente somos livres?

11 comentários:

Unknown disse...

Oi gatinha!

O Cury é ótimo, né?

Olha, quanto a passar fome, muitas de nós (e me ponho no tacho) tivemos uma impressão distorcida com essa declaração da Carol Dieckmann, que foi dada pela metade, digamos.

Ela fez a Dieta Nota 10, e passou fome sim, mas não da maneira como pensamos. Ela decidia que, por exemplo, hoje ia comer apenas brigadeiro. E, com a cota de 500 notas que tinha, comendo brigadeiro ela podia comer muito pouco, já que é muito calórico. Portanto, essa fome ela passou intencionalmente. Não foi por causa da dieta, foi uma opção pessoal dela.

Óbvio, para fazer isso tem que se ter muita disciplina, eu por exemplo comeria os brigadeiros além da cota do dia, ahahaha...

Enfim, menos mal né, quer dizer que não temos que passar fome coisa nenhuma, rs...


Bjocão!


FUIZ...

Suzana disse...

O, Déi a... Muito legal, o seu post ... Mas, sinceramente não acredito muito nas declarações desses artistas, acho que eles resolvem de outra forma o problema de peso... Sei lá, né !

Então, linda ... rsss Sou muito beijoqueira, né ... Adoro beijar, como não tenho namorado, vivo minha vidinha como se fosse o último dia, sem exageros. É muito bom, viu...isso faz parte da minha RA... ser feliz !

Sobre os exercícios, eu acompanho sim com um personal que elaborou os treinos pra mim, como quero chegar com um tipo de corpo malhado tenho mesmo que treinar muito. Mas, eu adoro ... e não sinto nada, pelo contrário, hoje estou mais disposta por ter treinado bastante, do que ontem que não treinei nada no domingo. Experimente exercitar-se, vai adorar.

Um beijo, adorei a visita !!!

Anônimo disse...

uau, o trecho do livro é incrivel.
meu pai ama o Cury, deve ter este livro, vou procurar. bj

Eddi disse...

Oi flor!!! Fico feliz em ler estas coisas e ver que a nossa proposta é outra...EMAGRECER COM SAÚDE!!
Sem esse negócio de passar fome. Com certeza isso aí opcional. É mt legal pq aprendi muita coisa dps que fiz o meu blog. A gente vai aprendendo umas com as outras.
Bom, a Carol tem o trabalho dela né e as x precisa de uma alternativa que traga resultados mais rápidos, mas assim com a Su falou, eu sempre desconfio dos relatos. Enfim, vamos em frente pq somos sim, livres!!!
Bjokas ...amei sua post!!!

***Nara*** disse...

Andréiazita linda, o texto foi de me cair o queixo, li tanta coisa interessante hoje, a vontade é de mandar meu cérebro anotar tudo. Menina, realmente, a gente precisa de equilibrio, de amor próprio, de auto-estima, pq os sonhso tb tem q ser postos na realidade. Beijinhos

Gilda disse...

A maioria das dificuldades de mantermos um peso saudável,é essa cobrança imposta pela sociedade,já reparou que com isto o número de pessoas com bulimia e anorexia so faz aumentar?
O grande passo,mas mudarmos é primeiramente nos aceitar,então é isto que desejo pra todas nós muita aceitação e felicidade.

Beijos!!!

disse...

Nossa, muito lindo mesmo...

essa cobrança de padrões que não necessariamente são os ideais acaba transformando as pessoas em um bando de gente que quer ser igual aos outros... mas temos que lembrar que cada um de nós tem uma essência, somos únicos e especiais e temos que nos amar por isso!

beijos linda

Sofia Rezende disse...

Muito boa essa reflexão hein! Podemos cair na armadilha de não sermos livres por causa da dieta, mas também podemos cair na armadilha de não sermos livres por causa do sobrepeso. Todo mundo merece um corpo saudável e se amar. Ninguém merece se contorcer para caber em padrões absurdos. Tem um post no meu blog que abordo mais ou menos esse assunto, dá uma olhada http://amorengorda.blogspot.com/2009/01/reeducao-mental.html

Desejo tudo de bom e vou acompanhar seu progresso!
Abraços :D

Samarone Barcellos disse...

Muito legal. Desde pequeno gosto de ler livros que falam sobre buscas de sonhos e acho que por isso eu estou sempre correndo atrás dos meus. E o que me deixa mais feliz e pensar que já consegui realizar mtos deles.

Sabe um livro que eu adorei e que fala também sobre sonhos? A Lição Final. Depois que eu li, comecei a ver mtas coisas diferentes e ficar mais contente com as coisas que vou conseguindo. :)

Bjos

Dani disse...

Oi Andreia!!!
Acho que cada uma de nós sabe qual o limite do seu corpo, claro que não devemos passar fome mas devemos sim buscar mais saúde para a nossa vida!!! E o propósito da RA é exatamente isso, ou seja, estamos no caminho certo siiiim!!!!
E vamos em frente!!!! ;)
Beijos, ótimo dia pra vc!

Ana Carolina disse...

Olá, ainda naum li este livro,
mnossa adorei o treco do livro...é sempre um incentivo...

bejos beijos