quarta-feira, janeiro 07, 2009

Meu primeiro dia na praia


Esse texto escrevi quando estava na praia.


Hoje é dia de Natal, e antes de me arrumar pra vir pra casa da praia pensei muito, pois sinceramente me deu uma vontade infinita de ficar em casa sozinha...sem ninguém por perto...mas enfim tomei coragem e carreguei o carro e na viagem vinha pensando o q iria fazer aqui, pois não estava com vontade de expor meu corpo aos outros , a barriga cheia de estrias conseqüência de ter engordado tão rápido... os seios descendo.....aff...bom na realidade vim pra cá pois o tempo estava chuvoso e acreditei que seria assim, o q aliviou um poko a pressão de mim sobre eu mesma. No caminho o tempo foi limpando, abri a janela do carro, aumentei o volume do som e senti o calor do sol em meu rosto...senti uma sensação gostosa de verão, mas logo esse sentimento foi trocado, qdo lembrei que estando de sol teria que colocar o biquíni, uma onda de arrepio correu meu corpo e senti que me encolhi, passei a mão na minha barriga e senti as fissuras das estrias, conseguia sentir uma a uma, parece que elas não são minhas, pois ano passado elas não estavam ali, como pude me permitir estragar meu corpo? Como alguém pode fazer isso consigo mesmo? Como eu que sempre gostei de praia, de me olhar no espelho, de perceber os olhares de outras pessoas admirando meu corpo e hoje perceber que nem meus olhares tem sido de aprovação... sempre gostei do meu corpo, ter bunda e peito, meus cabelos, sua textura e sua cor. Não sou feia, mas atualmente me sinto assim. Talvez se olhassem minha barriga iriam pensar que já tive alguns filhos, mas infelizmente não foi por ter engordado em gravidez não foi por ter engordado e de forma rápida e devastadora.
Hoje duas pessoas de minha família disseram que eu emagreci, era pra animar neh, mas foi como se eu não estivesse escutado, pois a dor de me perceber desta forma está me causando tanto sofrimento que esta noite está sendo de pleno desanimo.
A tarde meu pai me chamou duas vezes pra irmos a praia, e acreditem , não teria desculpa nenhuma neste mundo que faria meu pai deixar eu ficar em casa....
Coloquei o biquíni , um short e uma regata, que desespero, lá dentro ecoava uma voz que dizia’ e agora o que vc vai fazer? O que seu irmão vai falar? O que sua cunhada vai pensar? O que seus pais vão imaginar? Pensa numa saída urgente guria.” Não obtive nenhuma resposta. Eu não me sentia nem um pouco a vontade. Ao visualizar o mar, que sempre foi uma alegria, me percebi triste. Qdo tirei a blusa meu irmão me olhou e eu fiquei sem jeito, ele sabe que não to bem por estar assim, e não fez nenhum comentário. Meu pai olhou e achou estranho, até pq minha mãe não tem estrias no corpo e a minha é roxinha. O alivio só voltou qdo cheguei em casa e tomei um banho e coloquei uma roupa. Qdo estava dando uma caminhada na praia (ainda estava de roupa), fiz as contas de qto precisava eliminar até outubro pra assim marcar uma abdomenoplastia e uma mamoplastia.... pode até parecer loucura, mas estar assim na praia é pesadelo e não esta fácil pra mim.


17 comentários:

***Nara*** disse...

Amigaaaaa, sei bem como é, qdo a gente não se sente bem com a gente mesmo não há Cristo que dê jeito de animar pra atividades q envolvam exibir o corpo. Mas vc vai reverter esse quadro, sei q vai. Beijocas e obrigada pela amizade sempre.

Gilda disse...

Eu acredito na sua capacidade de mudar isto amore,não deixe esse desânimo voltar,cadé aquela Andréia animadfa,preparado as alimentações saudáveis,indo as compras hein?
Você é capaz e têm 2009 todinho pela frente....tenha fé.

Beijos!!!

Anônimo disse...

amiga, eu tenho certeza que vc vai consegui mudar esta situação e eles ainda irão te elogiar muuito!!

Ana disse...

oi amiga, nossa me sinto assim tb... qts vezes nao me chamam de "senhora", "tia", ou qts meses estou de gravidez...acho q a gordura envelhece a gente tb... sinto super mal...
mas força q 2009 eh nosso ano!

Ana disse...

sou formada em enfermagem pela universidade federal de mato grosso do sul, que vc havia perguntado :)

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

oi amiga!! se considere uma vitoriosa, pois vc ainda colocou o biquini! eu, nao coloco biquini de jeito nenhum! e com muito esforço, coloco um maiô super fechado e preto ainda!

por mais com vergonha q vc estivesse vc venceu a barreira do biquini e de sair de casa! parabens, amiga!

bjs

Vandi disse...

Eu sei o que vc esta dizendo, li cada linha como se fosse da minha propia vida...algo que parece tão maravihoso e vc não queria estar ali...me sinto assim qdo saio, por isso já nem saio mais, evito, fujo, me escondo....vc é forte, teve coragem de enfrentar a situacao coisa que eu não teria...qtas vezes menti dizendo estar passando mal pra fugir desse tipo de situacao...

********************************

Mais temos 01 ano lindo e so comecando prla frente, vmos chegar no final dele orgulhosas, cheia de alegria e olhando pra tras, vendo tudo que passamos....e ver que valeu a pena!!!!!!!

Nos vamos conseguir!!!!!!


beijos

Unknown disse...

Entendo totalmente. Sábado embarcarei na minha viagem de navio e já comprei um maiô, estou sem coragem de usar biquíni. Apareceram estrias na barriga ao lado e na parte interna das coxas, estou achando isso horrível e já decidi que depois do carnaval farei um tratamento para sumir com elas, enquanto estão vermelhas dá para tirar, quando ficam brancas só dá para afinar e o tratamento é mais caro. Mamoplastia é algo que eu tb quero fazer mas isso é plano para 1 ou 2 anos, dia 19 começo no novo emprego e vou me programar direitinho e fazer uma poupança para essa cirurgia. Já ouviu falar disso: http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI2191407-EI7605,00.html ? Achei interessante mas ainda está em fase de testes.

Juh disse...

Lina é preciso ter força para lutar e eu sei que vais conseguir!!!:D

beijinhos

Juh

Renata disse...

Sabe as vezes é bom isso acontecer para dar mais garra de lutar, não gostava de ir à praia, clube ou piscina, me privei dessas coisas muito, agora estou doida para colocar um bikini, sei que vc vai conseguir, só depende de você.
Então força total!
BJIM
T+

Unknown disse...

Linda, nenhuma de nós pretendia chegar ao ponto que chegamos. E foi um quase desespero que nos fez parar e buscar reverter esse quadro. Praia é maravilhoso, mas todas sabemos o que vem junto com isso.

Mas acho que é o momento de você aceitar que ESTÁ assim, e ESTAR é transitório, passageiro. Pense no próximo verão, quando você tiver revertido esse quadro, os elogios serão dobrados.

E, pelo que entendi, você engordou faz relativamente pouco tempo, então não tome essas estrias como definitivas. Se elas estão roxinhas, é hora de ir em um dermatologista e pedir um creminho pra passar que sairão todinhas, então sai com essa neura. Minha cunhada teve bebê há pouco e se encheu de estrias, agora está usando creme que já melhorou e muito a situação. Abdominoplastia... Olha, é uma cirurgia muito invasiva e dolorida depois, pensa bem, te exercita, quem sabe não seja nem necessária.

Quanto à cirurgia nos seios digo o mesmo, mas apenas você pode avaliar a situação. Os meus caíram muito também, e um dia terei que recorrer, portanto se é teu caso, beleza, corre atrás, mas vai com calma, tá?

Não se deprima por uma situação de HOJE, pense no que será amanhã e lute por isso! Você é forte e pode ser mais ainda, acredito em ti!


Bjocão querida.


FUIZ...

Harmonia Circular disse...

Todas nós entendemos vomo te sentes. Mas vi pela tua tabelinha de peso que vens emagrecendo e isso quer dizer que é possível sim e que estás conseguindo. Então, quando bater esse desânimo vem aqui escrever, desabafa tudo e depois vai pra academia malhar ou pra rua caminhar que o teu ânimo melhora rapidinho. Beijão.

Karine Pimenta disse...

Oi...eu sei bem o que é isso. Sempre adorei praia, sempre passei minhas férias na praia. Quando comecei a engordar usava short,ficava com aquela marca horrível mas ainda tomava banho e tal. Quando engordei mais passei a ficar de canga o tempo todo e não entrava na água. Cheguei a passar o verão todo morando em frente a praia sem tocar na areia.Hoje, eu ainda nao emagreci, mas comprei um maiô lindo (pq não achei biquine que preste) e antes de alguém me falar alguma coisa, e olha q minha família é super preconceituosa, eu mesma falo. E pronto. E vou, e mergulho e tomo sol. Não acho bonito mas pelo menos curto a praia. Mas quero emagrecer..Verão q vem quero ter orgulho de mim. Fica assim não. Pensa em vc. Pior é se vc não tentar mudar. Se eu pensasse assim antes já estava magra.

Sucesso.

Anônimo disse...

Sei bem como é isso...

O problema é que quando não tenho que me expor, não sofro muito, então relaxo!

Acho que deveríamos ir a prai uma vez por mês! Daí voltaríamos sempre renovadas e prontas a eliminar os excessos!

Beijos e feliz 2009!

Vandi disse...

oi amiga, sumiu?ESTou sentindo falta de noticias suas, espero que não tenhas desanimado viu???

beijos

Gilda disse...

Anem amore,como tua abandona a gente assim uai?rsrs
Fiquei tão feliz de te ver no meu cantinho,e as novis,num vai contar não?rsrs

Beijokas e ótima semana procê!!!

Patrícia Simone disse...

Bom Dia, andréia!
Ao ler seu depoimento, senti-me revivendo tudo isso que tb já passei.
Pelo que li, vc está nesse dilema á apenas 1 ano, não é? No meu caso fiquei desse jeito, com barriga acentuada, gordura localizada, estrias, muitas estrias, da minha primeira gravidez, hj tenho dois filhos. Eu vivi esse drama de esconde-esconde da barriga com estrias durante nove anos, até que enfim tomei uma decisão e hj vejo q foi a melhor dos últimos tempos.
Fiz minha abdominoplastia com lipoaspiração em julho deste ano e confesso que estou muito satisfeita com o resultado e feliz comigo mesma, como há muito tempo não me sentia. me identifiquei muito com vc, pois adoro ir à praia, sempre amei me bronzear, banhar no mar, e estava restrita de fazer isso, apesar de meu marido dizer que era bobagem, que não deveria me esconder, que ele não se importava, mas eu me importava e percebia que as pessoas ficavam me olhando.
Ainda não posso ir à praia, pois estou com 2 meses e 8 dias e meu médico disse que só depois de três meses. Usei cinta da ioga por 2 meses seguidos, só retirava para banhar e hj eu me vejo outra pessoa, feliz, satisfeita com o meu corpo, meu ego... Torço por vc e sei que vc vai conseguir, não tenha medo, não desista jamais, vc vai conseguir!
Boa Sorte, sucesso e siga em frente, sem ter vergonha do seu corpo, já que vc tomou a decisão em operar, pense que está sendo algo passageiro e que logo,logo vc poderá desfilar o seu corpitho pela orla marítima.
Bjos, Patrícia