sexta-feira, setembro 25, 2009

A dor de ser machucada

Hoje o dia está difícil........... bem difícil..... aliás preferiria estar trabalhando por 16 horas fora de casa igual ontem, mas hoje é trabalho interno e preciso arrumar a documentáção e isso eu faço em casa.

Minha mãe sempre quis ter uma filha q não tem, sempre quis uma filha magra e eu não sou essa, em momentos de raíva e tristeza já disse pra ela me desconsiderar filha dela se ela tem tanta vergonha assim de mim, isso q eu tinha 70kg.... depois de tantos desencontros e psicoterapia ela mudou o jeito de lidar comigo, e passou por um tempo deixar de desejar q eu fosse e tivesse o corpo de minha prima, q pode até ter um corpo bonito, mas o restante nao compensa... aquele olhar dela me dizendo q era gorda sempre me matava isso q eu nao era gorda..... tanto q é o peso q busco......

Amanhã eu tenho casamento, e quero ir com um vestido q eu gosto de oncinha, eu acho ele bonito e fico bem até, lindo ele nao fica.... pq estou muito acima do peso, nao posso esperar milagre, mas minha mãe parece q espera.... coloquei o dito vestido q ela queria ver como ficava, pedi pra ela apertar a faixa da cintura q estava muito e ela simplesmente me olha e manda comprar outro vestido q o meu estava ridículo e eu estava gorda. Falei pra ela q nao havia necessidade de gastar um dinheiro a toa nesse momento, q eu tinha gostado e q iria com ele. Pra q falei isso......... ela baixou a falar sem parar eu saí de perto me sentindo o coco do cavalo do bandido por estar tão gorda. Meu pai chegou e eu sai.... e ai ela conta pra ele q fiquei muito feia com o vestido e blá blá blá sinceramente nao sei o q ela quer..... e ainda depois vem me dizer q eu merecia ter uma mãe q nao se importasse com a minha roupa.

Ela sempre me machucou muito por dentro com o q me fala.... no domingo meu pai me falando q ela tava preocupada pq eu tava sem namorado e q iria ser uma solteirona sozinha. Por essas e outras q tenho vontade de morar sozinha e fazer a minha vida independente da deles...
Resumindo, minha mãe estragou meu dia, me deixou mais pra baixo q agua caindo de cachoeira.... to triste e sem vontade.... sem vontade de nada... só de pegar todo o material de trabalho e fazer em outro lugar fora daqui............
Só pra lembrar.... tenho 29 anos!!!!


Desculpe o desabafo........ ta meio mal escrito........ sei lá se alguem vai entender........só sei q não estou bem....


Boa sexta

26 comentários:

Gordinha?Nunca mais - Ex-gordinha disse...

Olhaaa....sei o que é isto, sei muito bem como é se sentir assim andreia !! minha mae me fazia o mesmo, e agora que minha irma ta gordinha e nunca foi, ela ainda diz : a karen tomou vergonha na cara agora só falta tu... isso nao se diz, ainda mais da maneira que ela diz...mas enfim.... olha hoje eu olho pra tras e vejo o mal q ela fazia ao me dizer as coisas...mas olha cada um com suas pancadas, hoje eu digo pra ela....de boca cheia...que isso nao se faz e que nao vou fazer com meus filhos.... mas quer saber... Caga pra ela...e faça o que estava fazendo essa semana, tavas animadinha, pegando na RA direitinho, caga nela...e pensa... um dia ela vai engolir o que diz, mas nao que va fazer isso por ela e sim por ti !!! é horrivel, sei disso mas nao desanima viu? Força...
se te sente bem com o vestido vai com ele e ponto !!
Beijuuu linda sexta !

Reinventando Fer disse...

Olha, Andréia, na minha humilde opinião de quem vê de fora, eu no seu lugar trataria de cuidar da minha vida mesmo...
Chega uma hora que fica complicado morar com os pais, tudo é motivo de briga, e se vcs ainda têm esse problema por causa do peso, machuca demais - e provavelmente vcs duas...
Vc não tem motivos pra diminuir a autoestima, se não estou errada vc já mudou seu peso de 111 pra 89???
Vc é uma vitoriosa!!
Fica bem hein??
Bjos!

Kika disse...

Putz, a minha mãe também adora fazer esse tipo de comentário: "você está ENORME", "você nunca vai emagrecer de novo", "você está horrível". Olha que eu nem moro mais com ela há pelo menos 5 anos. Eu emagreci muito, agora ela até me elogia, diz para as minhas irmãs seguirem o meu exemplo, mas o que a pessoa não entende é que uma crítica construtiva a pessoa ainda engole, agora uma crítica dessas machuca muito, ofende. E eu sei que ela não é uma pessoa ruim, mas na hora que vc escuta uma coisa dessas, dói muito.
Se você tiver condições de sair de casa, acho ótimo, depois de uma certa idade as diferenças se acentuam, agora se for sair para passar dificuldades é bom refletir se você não estaria trocando apenas de problema. De qualquer forma, te desejo boa sorte.

Claudia Alves disse...

Andreia, se conselho fosse bom wera vendido.. o que tenho a lhe dizer é que as nossas mães sempre querem o melhor para nós, hoje tenho 39 anos sou mãe de uma meniona de 20 e outra de2 que é a coisa masi linda desse mundo..
Minha mãe sempre pegou no pé por outros motivos, e isso sempre me fez muito infeliz.. porque achava que ela não me amava o suficiente.. Querida,, se eu tiovesse seguido a metada do que ela me pedia, posso dizer hoje eu estaria em uma situação duas vezes melhor que estou. e olha que minha situação é boa e feliza.. mas repessando poderia ser muito melhor.. com relação ao seu peso.. o que importa é que seja feliz se você é feliz assim.. se sente bonita.. se gosta de si prórpia diga isso ´para ela.. Mãe eu me aceito assim, mas se não peso se perde.. basta ter vontade e um esforço daqueles.. eu não sei sempre fui magra..ams tenho amigas que tem um peso extra.. e estão na batalha.. se é isso que deseja batalhe por isso.. se não amiga seja feliz assim!! e lembre-se mãe quer sempre o nosso bem!! ame muito a sua mãe..um dia ela pode n~çao estar mais por aqui e falta é irreparável... um outro segredinho eu tive um namorado que pesava 130 kilos que me deu um trabalho danada com as mulheres.. sabe porqe porque ele se aceitava.. e deixava a mulherada louca.. não casei com ele porque ele era um verdadeiro galhinha... e olha que para modelo estava a anos luz de distância.. seja feliz querida!!

Lúcia disse...

Poxa Andréia... não sei nem o que dizer :(
Já passei por momentos como esse, mas não com a minha mãe.. mas imagino que deve ser mt pior.
Apesar disso, de tu estar machucada e tudo mais, talvez seja melhor tu começar a simplesmente ignorar o que ela diz.
Se tu ja sabe como ela age, ignora.. é o melhor a fazer.
Não mostra roupa nova, não mostra nada, se tu sabe que ela vai falar mal e te machucar... faz somente o que te faz bem e só dá tua atenção pra quem realmente merece.
Possivelmente o problema dela nao seja contigo, mas sim com ela mesma, e como é muito mais fácil a gente atacar os outros do que olhar pra nos mesmos, é isso que ela faz contigo.
Não te deixa abater não, e se ela vier com isso de novo, pq tu nao responde a altura? pra algumas pessoas, é preciso impor respeito... pq apesar de ser a tua mãe, ela DEVE te respeitar como pessoa certo?
Não fica ouvindo as coisas que ela diz como se tu fosse uma criança indefesa, pq tu nao é. Mostrar pros outros que tu merece respeito é um grande passo pra fazer com que parem de te machucar gratuitamente.
Desculpa se falei demais, mas tem coisas que eu nao consigo ficar quieta, ainda mais por situações que já passei, ao menos parecidas, certo?
Respira fundo, melhora, segue em frente de cabeça erguida e fica bem! nao deixa te machucarem de graça, seja o motivo que for.
beijo e bom findi!

Leilinha.... disse...

Não sei nem oque te dizer, nunca passei por isso.
Embora tivesse uma irma muito bonita e magra, meus pais, nunca foram tao crueis.
1. Vc é super jovem pra casar, desencana total disso, nao apareceu a pessoa certa, pq pra gostar nao precisa ser magra, eu casei com Roger bem fofa e com 27 anos, ou seja, vc ta na media, isso vc nem esquenta.
2. SEUS PAIS SAO CRUEIS e nao vc, eles sao frustados, infelizes e isso nao tem haver com vc.

Te dou apoio pra ir morar sozinha, nao deve ser facil aguentar isso.
bjs

Naty disse...

SEI BEM O QUE É ISSO, TBM PASSOU MPOR MUITOS PROBLEMAS EM CASA, NÃO SÃO COMO OS SEUS, MAS NÃO DEIXAM DE SER PROBLEMAS.....O QUE E TENHO PRA E FALA É ASSIM: DESENCANA !! O QUE A SUA MÃE FALAR DEIXA ENTRAR POR UM OUVIDO E SAIR PELO OUTRO, SEJA MAIS VC, E BATALHE MUITOO PRA CONSEGUIR TER O SEU CANTINHO E VIVER COM UM POUCO MAIS DE PAZ !!

BJUSS E ÓTIMO FINDI.

Rogeria disse...

Amiga lí minha historia em seu post,sou filha unica e minha mae uma perfeccionista"Ser perfeccionista não é fazer alguma coisa mais ou melhor, ou buscar sempre a excelência; Mais sim ter a convicção emocional errônea de que a perfeição é o único caminho para a aceitação pessoal. É a convicção de que somente seremos aceitos como pessoas se formos perfeitos."
Tambem tenho uma prima(magra) que pensa extamente como minha mãe ela é o modelo de filha que mamae sempre sonhou!há muito tempo nao participo de reuniao familiar porque sempre o assunto é minha obesidade de como eu era linda quando tinha 15 anos isso faz tempo muito tempo!Ja chorei ,ja fiquei como vc, ja ouvi comentarios piores da minha mãe!Entao amiga tente nao se ferir ou dar tanta importancia,retribua a critica com silencio ou palavras amaveis nao é facil mas nao impossivel(afinal mae so tem uma né e seja como for ela é insubstituivel)ah!ia me esquecendo minha mae é magra kkkkk
Voce disse no seu blog "Que a vida te permitiu mudar",entao aproveita esta oportunidade que a vida lhe deu e mude mesmo que nao seja facil !Mude em todos os sentidos!
bjus
Ro

Anônimo disse...

Tambem passei por isso , quando era magra ela dizia que eu era feia depois de casada e com 3 filhos e quase 30 quilos acima ela dizia que eu era horrivel, ela faleceu faz 1 ano mas o estrago que fez em minha vida ainda está aqui doendo e me lembrando que não sou nada,meu marido tambem tem uma boca maldita vive me criticando dizendo que meu quadril é muito largo pra eu usar vestido etc.etc mas não faz nada pra me ajudar. hoje estou super pra baixo querendo so dormir queria ter força de vontade pra mudar quando me casei pesava 46 quando chegei aos 60 todo mundo falava que eu estava imensa e eu acreditei e parei de me cuidar já que estava tão mal hoje vejo que burrada que eu fiz estou com 78.Tem pessoas que não deveriam ter filhos nunca por que são pessoas secas que não tem nada a oferecer minha mãe era uma delas

Jéssica Roberta disse...

Oi flor, não deixe que os comentários maldosos te desanime, mesmo que estes comentários venham da tua mãe, que por sinal não esta te ajudando em nada, passa o fone dela que vou ter uma conversinha séria com tua mamis, rsrsr, onde ja se viu , amiga se ame, coloque o vestido que vc estiver afim, pq só assim vc mudará os pensamentos dos outros em relação a vc, acredito na sua determinação no seu potencial, e que num futuro bem proximo terás o corpo que deseja, nada de ficar se achando inferios a ninguém viu.

pq vc é LINDA.

bjs e avante

disse...

Oi querida, vc chegou até aqui pelo que vejo sozinha. Vc quiz emagrecer, por isso eliminou tantos kgs, olhando de fora, penso que sua mãe não sabe mostrar seu ponto de vista, na verdade ela o quer impor, nem que pra isso seja necessário te magoar. Vá ao casamento como vc quizer ir, afinal como vc mesma disse, vc tem 29 anos, e uma mulher, dona do seu nariz não coloca roupa p/ a mãe, que ela já sabe como é dar pitaco.
Não deixe o que ela disse ficar dentro de vc, primeiro que vc ainda não se casou pq não achou alguém que valhece a pena, se vc vai ou não se casar não é da conta de ninguém, segundo que tenho amigas obesas como eu casadas e umas felizes outras não, e amigas magérrimas solteronas e felizes e outras infelizes. Ser feliz independe do peso, do estado civil,
da cor dos olhos.....
Será que ela idealizou a filha dela p/ ser o que ela queria ser?
Será que ela se espelha tanto em vc que não admite que vc seja diferente doque ela gostaria de enchergar no espelho?
Será que ela tem medo de frustrações?
SERÁ QUE ELA É INFELIZ?
Não deixe essa relação se complicar ainda mais, ou vc se impoe, e mostra pra ela que vc é o que é, e não o que ela idealizou, ou vc tenta mudar de casa sim.
Más nunca se esqueça, mãe também erra. As vezes sem se dar conta disso. A conversa é a melhor saida, de preferência de cabeça fria.
Que Deus abençoe vcs.
Bjs

Anna Carolina disse...

Oi Andréia!
Nossa..não sei nem oq falar sobre isso!
Sei o que vc está sentindo e isso eh péssimo!
Mas não fique assim. Vc sabe que vc não quer emagrecer só p ter um corpinho bonito! Vc é mais que isso!
Não se deixe abater por isso!

Fique bem!

Beijos

Geórgea disse...

Se eu te disser que vc não é a única serve de consolo pelo menos um pouquinho ?? Ontem foi a minha vez, viu ?? De manhã cedo, não era nem 7 horas minha mãe dá aqueles elogios maravilhosos, me deixou triste o dia inteiro, amarga, mal humorada, vontade de chorar.. E tô ainda hoje, que li o post da Rogéria quase dedicado á vc, contando que passou pela mesma coisa... EU TAMBÉM PASSEI, PASSO POR ISSO ATE HOJE. Essa tortura diária me faz ficar muito triste, insegura, auto-estima baixa. Não sei o que isso representa pras nossa mães. Vc tem 29, eu tenho 38 Andréa, sou casada, tenho marido e filhos e nem moro mais lá.. Ela podia me deixar de mão. Mas não, ela todo dia arranja um jeitinho de me humilhar me chamando de gorda, feia, roupas horriveis, horroroso cabelo, horroroso corpo, barriga grande e outras cositas mais lindas... Nem sei o que te dizer, pois ainda não achei uma saída... Se vc achar, por favor me conta, tá ???
Fica c/ Deus, tenta deglutir, mastigar, cuspir tudo pra fora, se não vc fica doente de tanta chateação... Eu tô quase....
Poderiamos abrir uma ONG das "Filhas torturadas pelas mães por serem gordas." Acho que íamos ajudar muitas meninas que passam por isso também...
Beijocas

Marcia Gullo Tiberio disse...

Olha só, mãe a gente não escolhe...mas o resto é com a gente...Não fique perto de alguem assim, nem que seja sua propria mãe!!!! Seja você!!! gorda ou magra. Não é sua mãe que voce tem que agradar e sim seu espelho!!!!
Levante a cabeça, não demonstre seu sofrimento, não deixe que ela nem ninguem perceber o quanto te magoa, Logo, logo isso perdera a força pra ela, vendo que essas palavras nada dizem a você!! Também sou gorda, alias 87 kg bem distribuidos em 1,63m. também estou na luta contra a balança, na verdade contra o espelho, esse sim é impiedoso comigo, só ele PODEEEE!!!
FIQUE COM DEUS, MINHA LINDA e de um zero na sua Mãe.

Bejus e inté.

Anônimo disse...

OLha eu não te conheço e vim parar aki no seu blog olha eu tenho uma opnião vc tem q pegar estes momentos tristes de trampolim para vc chegar onde vc quer não se deixe abater olha teve uma época q eu e meu marido brigava e ele me chamava de baleia, eu chora até que emagreci e ele ficava falando eu eu estava feia pq tinha emgrecido demais ai eu falava para ele ué vc não me chamava de baleia e agora kkkk, só que dei mole e engordei mais já estou no caminho do emagrecimento de novo então não fique triste com isto não.
eu li outro dia vc tem que escolher em ficar triste ou alegre não deixe que nada e ninguém tire sua alegria ok estou torcendo por vc bjs

Anne Costa disse...

O povo sempre falou que há uma competição entre mulheres,mesmo sendo mãe e filha.
Mas eu como mãe não consigo entender como outras mães colocam as filhas tão pra baixo,tenho 2 meninas e desde já sempre ressalto o lado positivo delas e se têm algo que precisa ser melhorado eu falo com jeito e carinho.
Mas não acho que vc deva se abater por isto,eu sei que a gente se magoa com as críticas,principalmente vindo de quem a gente ama.
Mas vamos tentar ver o lado bom,talvez ela queira que vc fique muito mais linda,talvez o vestido tenha ficado realmente feio,mesmo vc não achando.rsrs
Peça opinião de alguma amiga,peça pra ser sincera e se a opinião for que não ficou bom.
Vá as compras amiga,quem sabe um vestido novo,até melhore seu astral hein?rsrs

Beijos e fique bem!!!

Unknown disse...

Querida..
Tô te seguindo, pois adorei seu blog.
E olha, nunca deixe que ninguém, nem msm da sua família leve vc pra baixo, eu sei q é difícil pois passei por isso tbém.
Mas nunca deixe de se amar. E olha, sempre falo o seguinte..tem hs que temos q dar um rumo na vida, há 4 anos atrás eu tbém estava de vez qm qdo em pé de guerra c/ a minha mãe, pq é uma pessoa de gênio forte q fala o q pensa sem medir as palavras.
Mas graças a Deus eu casei, e hj oilhando pra trás, eu percebo que isso tinha q acontecer msm.
Estava chata a coisa ....
E é por isso q aqueles q se separam e voltam a morar c/ os pais, nem sempre dá mais certo. Pois as opiniões divergem, a privacidade acaba.....
Flor, que Deus te abençoe e guie vc p/ um caminho cheio de vitórias e sucessos viu ... vc merece!
Bjinhos!!!

Juliana disse...

SEI EXATAMENTE COMO É ISSO!
Minha mãe já me acordou de madrugada para me dar uma lição de moral sobre meu peso. Isso pq ELA não conseguia dormir pensando nisso. Eu estava dormindo muito bem obrigada!
Ela já cansou de falar que eu não conseguiria emagrecer sozinha, que precisaria de remédios.
A última é que eu sou gorda pq tenho depressão. DETALHE: fui ate numa psiquiatra. A mulher disse q eu to ótima... não tenho nada.
O que eu tenho é HIPOTIREOIDISMO!!!!
Mas... hj eu to casada, vejo minha mãe de visita. Tive que provocar um grande ropimento para ela aprender a valorizar a filha q ela tem independente de qq coisa!
Hoje nos damos bem... Cada uma na sua... E ela não dá mais palpite na minha vida, nem no meu peso.
Mas esse foi meu caso. Tínhamos problemas maiores que minha gordura.

Querida, vc tem 29 anos!
Eu tb!!!
Viva a sua vida!
Batalhe para sair de casa sim!
É uma experiência BÁRBARA!
E eu tenho uma opinião (bem pessoal), pai e mãe querem nosso bem sim, mas nem sempre eles sabem exatamente o q é bom para nós. Eles não são os donos da verdade, só acham que são.

Beijocas!

Myrtis disse...

Oi meu anjo...Sei bem o que é isso!
Ainda mais quando junta todos os problemas de uma vez....Cobrança ki, cobrança aki, ninguém gosta mesmo!
Ainda mais quando a gente ta se esforçando pra conseguir as coisas !!
Amiga...Só tem que ter paciencia, Tudo que a gente passa na nossa vida tem sempre um porque! E se vc ta passando por algo que lhe incomoda, é pq Deus está permitindo...Peça a Deus que te de Sabedoria e paciencia pra passar por todos esses obstáculos sem esmurecer! E tenha sempre a certeza de que vc é mais que vencedora!
BjOo

Sibele disse...

Oi,Flor!Nossa me senti como se fosse eu que tivesse escrito esse post, acho que metade das blogueiras que estão nessa batalha tem ou tiveram problemas com a mãe, as pessoas dão muito valro pra "embalagem" e esquecem de se preocupar com o conteúdo que é muito mais importante.Flor se vc está se sentindo bem com o vestido isso é o que importa.E flro faça de cada plavra de contrariação dela uma força pra vc emagrecer e mostrar pra ela que vc é capaz tenho feito isso dia a dia pra minha mãe agora ela diz q vou sumir de tão magra q quero ficar e q to ficando louca me achando,mas eu dou de ombros e ovu até o fim pra chegar no meu objetivo, vamos que vamso flor.
Cuide-se!
Um lindo findi!!!
Beijosss

Racky disse...

Oi
Olha, confie em Deus, confie em você mesma. Você vai conseguir!

Unknown disse...

minha mãe sempre me cobrou uma atitude a respeito do meu peso, mas sempre foram compreensivos e tal.... força menina!!

Estela disse...

Oi Andrea..
Passei p/ conhecver seu cantinho e gostei muito..
Vou add e seguir seu blog e se quizer fazer parte do meu ficarei muito feliz em te-la como minha amiga..
Confie em Deus e tudo dará certo!! bj!!

Évora Alquimia disse...

Amiga, vc tem que fazer isso por vc e não pelos outros... sei pelo que vc passa pq no meu caso, minha mãe me critica o tempo todo, mas não por ser gorda pq ela tbm é gordinha, mas pq ela queria que eu fosse uma princesa, amasse sapatos de salto como ela e me vestisse como uma boneca, sabe... toda arrumada... e eu, sou uma eterna criança, só uso tenis e roupa esporte, detesto me emperequetar toda e isso acaba com ela... nós somos o que somos amiga, nossas mães não tem o direito que exigir que sejamos como elas querem... eu aprendi a relaxar... ainda me sinto mal com certos comentários que ela faz, mas tento deixar pra lá... quanto mais a gente bate de frente com elas pior fica a situação. E eu, sou casada mas moro no mesmo quintal, então, é como se morassemos na mesma casa... tenho que ser criticada praticamente todos os dias e ainda ouvir: "quando vc vai ter uma casa só sua" (tá louca pra se ver livre de mim né?). Não é fácil!
Mas relaxa, tenta não dar tanta importancia pra o que ela fala e continua firme nos seus propósitos.
Ânimo flor! Beijos

Sissy disse...

Menina, se tem condições, sai de casa. Se não, releva. Não de bola. Eu sei que machuca. Mas eles não tem mais nada a ver com a sua vida, já és maior de idade, trabalha, cuida de si. Não fica triste não, viu?

divadeloucuras.wordpress.com/

Anônimo disse...

Minha mãe, além de fofocar sobre a minha vida e trabalhar duro pra jogar meu próprio pai contra mim, me chama de vaca, vagabunda, vadia, cachorra, mentirosa entre outros adjetivos sem motivo algum! Ela me provoca do nada com assuntos banais (como um chip de celular por exemplo) e ofende pra valer! Diz constantemente que sente pena de mim, que eu não tenho mais jeito e etc e tal. Viajo o mundo trabalhando, falo 4 idiomas, tenho minha própria casa, muitos amigos, namorado...e sou uma garota normal e educada. Mas pra ela não está bom e o ciúmes dela da vida que levo em relação à vida de merda dela a torna uma pessoa amarga, violenta e abusiva. Meu pai já me espancou inúmeras vezes e minha mãe pediu ao meu irmão, bem mais forte que eu, que me batesse. Desloquei o ombro com um soco dele e até hj tenho problemas. Que mãe pede ao filho homem para agredir a filha? A minha. Ela me humilha constantemente, chora e se faz de vítima, inferbiza a vida da minha irmã mais velha com mentiras sobre mim (as quais minha irmã já sabe que são de fato, mentiras) e faz com que meu pai se torne ignorante e violento comigo. Ela já me chamou de gorda, feia e de velha (acabo de completar 32 anos). Minha mãe já arrancou a perna de uma boneca q eu tinha simplesmente por ciúmes e me fez sentir como a pior criança existente na face da terra. Tentei suicídio na adolescência e perdi a virgindidade em um banheiro, bêbada, com um cara qualquer apenas para punir a mim mesma por me sentir um lixo e querer morrer. Nunca recebi uma palavra de apoio, somente críticas e desencorajamento. Nunca acreditaram em mim e perdi grandes oportunidades por não conseguir sair da cama devido à depressão. Meus pais destruiram a minha vida por um bom tempo e de uns anos pra cá cortei relação com eles. Aprendi a não precisar mais da aprovação deles pra nada, até msm pq eu jamais teria. Sigo meu caminho sozinha e quero q eles se f****!